segunda-feira, 15 de outubro de 2012

O espelho... muito bom para pensar!!!



Existe um ditado que diz mais ou menos assim:

"Quando apontamos UM dedo para o outro, QUATRO dedos apontam para nós"

Vamos colocar a questão de forma mais analítica: Em psicologia, existe um termo chamado : Projeção. Significa atribuir ao outro aquilo que queremos que ele tenha, tanto as qualidades que não possuímos, como os defeitos que temos e não podemos suportar. É como jogar uma bagagem pesada no ombro do outro e falar: "carrega que a mala é sua".

Sem perceber, muitas pessoas passam o tempo todo projetando seus sonhos e pesadelos, nas costas de pessoas inocentes: é o pai que deseja que o filho seja como ele; o namorado que deseja mudar sua amada pra que ela se encaixe perfeitamente em sua vida, enfim, tenho certeza que o leitor terá condições de acrescentar outros exemplo.

Fazer com que o outro seja o nosso espelho, é viver parcialmente. Em função do sentimento de inveja mal elaborado, muitas pessoas comentem verdadeiros equívocos, comprometendo às vezes a seriedade e sobriedade alheia.

Quantas vezes não somos julgados pela aparência, por pessoas que não tem mais do que uma tênue impressão superficial? E quantas vezes nós não agimos da mesma forma em relação aos outros?

Quando isso ocorrer, não seria o caso de "virar o espelho" em nossa direção e perguntarmos se a crítica feita de forma leviana não se encaixa a nós? Será que aquilo que não nos agradou no outro, não seria algo que gostaríamos de ter e não temos?

Não adianta "quebrar o espelho" que reflete nossos defeitos. É necessário ajustar nossa autoestima, para que todas as pessoas possam apenas refletir nosso lado positivo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário